O trabalho com gestantes reforçou ainda mais meu cuidado com o próximo. Atendê-las é um presente enorme. Elas sempre cheias de dúvidas, novidades e ansiedades fazem com que cada vez mais eu me dedique em busca de conhecimentos e técnicas para poder dar suporte neste momento que perdura por 9 meses. É com muita dedicação e respeito que faço este trabalho voltado para as futuras mamães. Espero que gostem desta técnica, confesso que fiquei extremamente envolvida, maravilhada, eu diria. Pra mim os dias em que estive aprimorando meus conhecimentos foi um laboratório de vivência que jamais serão esquecidas...pude experimentar um momento mágico, especial e ainda me conhecer mais e mais...Como diria minhas colegas e professoras: “Tudo é uma questão de manter: A mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo...”
Sejam bem vindas a este mundo...
" Tocamos a alma de alguém quando tocamos em seu corpo..."
Essa nova fase traz um turbilhão de novidades ao casal que poderão ser compreendidas e vividas ao longo dos meses.
A massagem poderá trazer um pouco de calma a futura mamãe e em especial, esta massagem, fará com que ela se conecte com o mais profundo de seus sentimentos; trazendo um bem estar realmente incomparável com outras técnicas.
Vale aqui salientar que o toque é extremamente bem vindo em qualquer fase da vida. O toque é útil e benéfico desde um leve carinho(quem não se sente bem neste momento???), até uma longa massagem.
A massagem na Índia é um hábito comum e cotidiano, os bebês são massageados desde o ventre materno e por sua mães desde muito pequenos, taí o porque da massagem shantala que citamos na matéria anterior e já sabemos de seus importantes benefícios.
Agora entenderemos um pouquinho sobre essa técnica tão prazerosa de se realizar e de se receber...Vamos lá???
Garbhini - significa, em sânscrito, mulher grávida.
Abhyanga - significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo.
A massagem Garbhini Abhyanga portanto está baseada na cultura indiana, sendo uma técnica específica para atendimento a gestante realizada com óleo. Essa massagem vêm com a proposta de gerar um maior conforto a futura mamãe e ao seu bebê, além de prepará-la para o parto normal e facilitar sua recuperação no puerpério. Durante a sessão é feita uma mescla de técnicas, tais como:
* Mobilizações e/ou Alongamentos: Deverão ser realizados de forma suave (técnica também utilizada durante a massagem ayurvédica), pois vai auxiliar no relaxamento, aliviar alguns incômodos ocorridos durante a gestação e preparar o corpo para o momento do parto.
* Drenagem Linfática: Para auxiliar na eliminação de toxinas, auxiliar na redução do edema e aliviar o cansaço das pernas.
* Técnicas de Relaxamento: A massagem tem o poder de equilibrar a mente, corpo e emoções, revigora o corpo físico e tranquiliza a gestante, pois libera endorfina, que proporciona bem-estar.
Essa massagem pode ser aplicada na gestante a partir do quarto mês de gravidez, obviamente que em gestantes saudáveis e com liberação médica. E a massagem pode ser reiniciada após a quarentena para uma melhor recuperação da gestante durante o pós parto.
Benefícios:
• Reduz stress e promove relaxamento profundo.
• Promove momento especial de conexão consigo mesma e com o bebê.
• Propicia suporte emocional e conforto.
• Promove consciência corporal e relaxamento necessário para um parto ativo.
• Ajuda a manter a elasticidade da pele, devido a constante hidratação da pele.
• Aumenta a flexibilidade.
• Reduz tensão muscular, a frequência das cãimbras e alivia dores nas articulações.
• Melhora o sono, a circulação sanguínea e estimula o sistema linfático.
• Fortalece o sistema imunológico.
• Proporciona saúde, boa forma física, diminuindo o ganho de peso excessivo.
Contra- Indicações:
· Durante os primeiros 3 meses de gestação.
· Perda de sangue
· Diabetes descompensada
· Febre
· Doença contagiosa
· Pré eclâmpsia
· Diarréia
· Dor abdominal
· Câncer
· Hipertensão Descompensada
· Dor sem causa
· Dor abdominal
O.B.S: Os óleos utilizados para realização desta massagem deverão ser de origem vegetal.
***Semana que vem tem mais***