segunda-feira, 27 de junho de 2011

Endermologia Vibratória (Cellutec)


      
  A Endermologia Vibratória é uma técnica  realizada através de um aparelho, que promove uma massagem vigorosa através de movimentos circulares, vibratórios e de percussão. É um procedimento simples de ser realizado, porém com resultados surpreendentes. O Cellutec por sua vez é um aparelho francês que   apresenta três cabeçotes:

Primeiro Cabeçote: Auxilia no tratamento da  celulite, uniformizando a textura da pele, estimulando a produção de colágeno.  
Estimula o metabolismo remodelando o corpo, reduzindo medidas.

Segundo Cabeçote: Melhora significativamente a circulação, oxigenando melhor os tecidos, favorecendo o  sistema linfático.

Terceiro Cabeçote: Estimula o relaxamento da musculatura.




Indicações:

Celulite
Edema
Dores Musculares

Gordura Localizada
Remodelação Corporal


Contra-indicações

Tumor
Gravidez
Fragilidade Capilar e varizes
Distúrbios Descompensados
Afecções cutâneas


O Cellutec é considerado como sendo um tratamento não invasivo, indolor, multifuncional,  que é capaz de solucionar as causas de alguns distúrbios estéticos e não somente suas consequências. Este tratamento tem a capacidade de auxiliar na eliminação dos depósitos de gordura localizada, tradicionalmente associada a má circulação local, mobilizando as mesmas no tecido. Estimula a circulação sanguínea e linfática; produz ainda uma ação de dupla força que aumenta a firmeza e a elasticidade da pele, melhorando imperfeições associadas a flacidez cutânea. Promove ainda relaxamento muscular e de espasmos pós exercícios físicos intensos. I




Cada sessão demora em média 45 a 60 minutos,  devendo ser realizado de duas a três vezes por semana. Sugerimos em média 10 a 20 sessões (de acordo com a avaliação e distúrbio estético a ser tratado), mas devido aos seus inúmeros benefícios, a maioria das  clientes realizam sua manutenção ininterruptamente uma vez por semana.


Vale lembrar aqui que para resultados mais eficazes em determinados tratamentos, como é o caso da celulite (já citada em outra matéria), devemos combinar algumas técnicas, como por exemplo: Drenagem e Cellutec ou até mesmo Manthus e Cellutec.






Beijos e até mais!!!







segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ultrassom (Manthus)

     
O Manthus é um equipamento computadorizado de ultrassom de 45watts, altamente especializado, constituído por geradores de ultrassom e correntes estereodinâmicas. É um procedimento indolor, não invasivo, não produz edemas, nem hematomas e não modifica a rotina diária da cliente. Ele apresenta três programas disponíveis:





1- Sonophasys: Nos auxilia nos tratamentos de : 


Gordura Localizada
Celulite (Graus 1, 2 e 3)
Pós Operatório (Recente, Intermediário e Tardio)
Drenagem de Hematomas
Hidrolipoclasia
Drenagem Linfática Estereodinâmica


2- Phono-Ionto-Poração: Favorece a introdução de princípios ativos e auxilia nos tratamentos de:


Gordura Localizada
Celulite (Graus 1, 2, 3)
Pós Operatório Recente
Iontoporação


3- Endophasys: Utiliza correntes para os tratamentos de:


Analgesia
Eletromassagem




Contra-Indicações:

Afecções Cutâneas
Câncer
Doenças Descompensadas (Diabéticos, Cardíacos, Hipertensos)
Doenças Autoimunes

Edemas não identificados
Gestante
Indivíduos menores que 18 anos

Indivíduos com camada adiposa menor do que 2 cm
Obesidade





Vale lembrar que o tempo disponível de aplicação do ultrassom é de no máximo 20 minutos, e de preferência em dias alternados. No caso do programa de drenagem linfática o tempo pode variar de acordo com a região a ser tratada. Já para analgesia em média 10/15 minutos e para eletromassagem 30 minutos é suficiente.Deverá ser indicado de 10 a 20 sessões(de acordo com a avaliação e com a patologia a ser tratada) e de preferência de duas a três vezes por semana. Se durante a aplicação a cliente relatar dor, diminuir a intensidade, pois o procedimento não deve gerar dor. Vale ressaltar que quanto menor a área, melhor a distribuição da energia, portanto não aplicar em várias regiões ao mesmo tempo; sempre dar prioridade a uma única região para que o resultado apareça mais rápido.




OBS: Como em todos os tratamentos estéticos é indicado realizar um controle alimentar e uma atividade física para resultados mais eficazes e por um tempo mais prolongado. 




segunda-feira, 13 de junho de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Olá!

Hoje irei falar sobre a Drenagem Linfática Manual. Não tão somente indico a todos, como eu a faço ao menos uma vez por semana. Podem ter certeza que os resultados são surpreendentes...
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem realizada com manobras de pressão suave, com movimentos lentos e rítmicos; isso devido a linfa correr na superfície da pele com fluxo  relativamente lento,que deve ser respeitado; não havendo necessidade de manobras que provoquem desconforto; sempre respeitando  o sentido dos gânglios linfáticos. Esta técnica não gera dor e nem muito menos deixa regiões arroxeadas e nem tão pouco hematomas. Como dito anteriormente, é uma técnica sutil, com deslizamentos superficiais, nada de manobras bruscas. 


Efeitos da Drenagem Linfática Manual:
- Aumento da capacidade de admissão dos capilares linfáticos 
- Aumento da velocidade da linfa transportada  e da quantidade de linfa filtrada processada pelos gânglios linfáticos;
- Aumento da oxigenação e desintoxicação da musculatura esquelética;
- Aumento do peristaltismo intestinal e da diurese
- Otimização da imunidade
- Diminuição das aderências e retrações cicatriciais;
- Maior eficiência celular e da nutrição dos tecidos
.
Indicações da Drenagem Linfática Manual
- Circulação de retorno comprometida. 
- Em casos de edemas, linfedemas, varizes e pernas cansadas.
- Pré e pós operatório em cirurgias plásticas. 
- Em casos de  Hematomas, Fibroses teciduais e para melhora da cicatrização
- Alívio da TPM e menopausa
- Alívio de Stress
- Em casos de dores musculares
- Gestantes
- Como coadjuvante no tratamento de celulite, gordura localizada, olheiras, acne e rejuvenescimento, entre outras indicações.
Contra-Indicações Totais:
- Câncer ;
- Tromboflebite/ Trombose
- Septicemia;
- Hipertiroidismo;
- Insuficiência cardíaca ou hipertensão não controlada;
- Processos viróticos;
- Febre;
- Gestação de alto risco;
Reação inflamatória aguda;
- Doenças de Pele
Arteriosclerose
- Asma Brônquica





Vale salientar que a drenagem linfática inicia-se através de movimentos circulares e suaves onde estão localizados os linfonodos (de cima pra baixo) e daí sim ela será executada com movimentos lentos, suaves e rítmicos sempre no sentido dos gânglios linfáticos, porém agora de baixo pra cima. Quando estimulados, a circulação linfática proporciona a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminados



Atualmente a drenagem linfática é uma das técnicas de massagem mais procuradas devido aos ótimos resultados que ela proporciona. Atua desde a diminuição da retenção de líquidos e inchaço, (devido ao seu efeito drenante e desintoxicante), é  indicada para as pessoas que tem as pernas cansadas(especialmente as gestantes), nas quais podem surgir edemas, varizes ou hematomas; além de ser um surpreendente auxílio no tratamento da redução de celulite, gordura localizada; sendo totalmente recomendada no tratamento de pré e pós operatório de cirurgias plásticas e pré e pós parto.


Resumindo:

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares que o recolhem, lá serão filtrados, uma parte retorna a circulação sanguínea e o restante será eliminado. A drenagem é muito utilizada pois inúmeras pessoas possuem uma deficiência na circulação linfática, o que ocasiona em  acumulo de resíduos/ impurezas em determinadas áreas do corpo que geram o tão conhecido e temido edema (inchaço).



***Até semana que vem***

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fibro edema Gelóide (FEG) - Popularmente conhecido como Celulite*

Hoje irei falar sobre este mal que acomete a maior parte das mulheres ( para não dizer todas...rs) e que as deixa de cabelos em pé, principalmente no verão; onde as roupas curtas ficam em alta e os biquinis entram em ação. Tratarei deste assunto no inverno, uma vez que vale ressaltar que o tratamento estético não deve ser efetuado somente próximo ao verão, mas sim o ano todo...especialmente quando o assunto é celulite. 


A celulite, como é conhecida popularmente, é caracterizada por ondulações na pele que geram um aspecto de casca de laranja ou em casos mais avançados, aspecto de saco de nozes/colchão, como muitos preferem citar. Vou ressaltar aqui que o termos técnico correto para designar tal patologia é FEG, que significa fibro edema gelóide; porém utilizaremos o termo errôneo celulite, pois é a forma mais conhecida pela população. 


Agora vamos a aula pra saber como lidar com ela...




Para se definir ou até mesmo descrever o FEG, conhecida como celulite, devo deixar claro que o termo celulite é empregado de forma inadequada, já  que celulite é considerada uma inflamação/ infecção da derme ou tecido celular subcutâneo, o que não  ocorre nesta doença. Existem outros inúmeros sinônimos, porém o termo FEG é o melhor empregado, pois o FEG é considerado uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, não inflamatório ( o que difere do termo celulite), seguida de polimerização da substância fundamental que infiltrando -se nas tramas, produz uma reação fibrinolítica consecutiva; ocorrendo a geleificação . Ele aparece por causa do mau funcionamento dos adipócitos, onde este retém um menor teor de lipídios estimulando a retenção hídrica (inchaço/edema). A célula por sua vez aumenta seu volume comprimindo vasos e assim comprometendo a circulação do sangue. Devido ao seu aumento de tamanho, ocorre a distenção do tecido conjuntivo, com perda da elasticidade. Como resposta a todos estes estímulos citados, o organismo forma tramas de colágeno que tentam encapsular todo extravasamento do adipócito, formando assim os nódulos, que levaria ao aspecto "casca de laranja" e consequentemente se houver a evolução deste quadro por falta de tratamento adequado, levaria ao aspecto "saco de nozes", que caracteriza o FEG. Ele também pode ser considerado como um tecido pouco oxigenado, subnutrido, desorganizado e sem elasticidade, devido ao mau funcionamento do sistema circulatório e das transformações sucessivas do tecido conjuntivo.


Acomete quais indivíduos e em quais regiões é mais comum aparecer???


Este distúrbio é afeta normalmente as mulheres, principalmente após a adolescência (devido as alterações hormonais), provocando a retração da superfície cutânea, aparecendo o aspecto de "casca de laranja". Vale salientar que existe um fator genético associado por alterações hormonais, hábitos alimentares inadequados e sedentarismo. É importante informar que "a celulite" também está relacionada com as diferenças na organização do tecido conjuntivo e não somente ao volume de tecido adiposo, pois senão poderíamos afirmar que homens e mulheres com quantidades iguais de tecido adiposo teriam "celulite" na mesma equivalência, ou senão que "a celulite" não acometeria indivíduos magros. O que ocorre é que antes da puberdade, as fibras do tecido conjuntivo tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino encontram-se exatamente iguais (com suas fibras cruzadas e entrelaçadas), formando uma trama firme que mantém os lóbulos adiposos ao fundo, na tela subcutânea, impedindo sua subida para a superfície. Com o estímulo hormonal feminino, as fibras se descruzam ficando em posição paralela umas ás outras, formando um ângulo de 90° em relação a superfície da pele. Já nos homens, as fibras se mantém a vida inteira inclinadas e cruzadas, em um ângulo de aproximadamente 45° (Porisso que homens dificilmente apresentam "celulite").









Apesar de ser uma  patologia benigna, ela afeta mais de 95% das mulheres e não possui cura, então devemos permanecer em constante preocupação com o seu controle, uma vez que seu retorno é constante e além de afetar a estética corporal, ela diminui a auto-estima, pode causar dores em algumas regiões específicas , além de casos mais avançados (não tratados), prejudicar a capacidade funcional do indivíduo. 


A "celulite" não apresenta uma causa específica, mas, desequilíbrios hormonais, genética, idade, sexo, sedentarismo, fumo, estresse, hábitos alimentares inadequados, desequilíbrio na reabsorção linfática e aumento da pressão capilar estão entre os principais fatores que podem justificá-lo. Ela é dividido em três estágios de acordo com o grau de severidade:


Grau 1 - É considerado brando - Neste grau ela ainda não é visível, somente se nota através da compressão do tecido.
Grau 2 - É considerado moderado - Aqui as depressões já se tornam  visíveis e aqui já pode ocorrer alteração da sensibilidade (dor durante a compressão do tecido). Nota-se o aspecto "casca de laranja".
Grau 3 - É considerado grave - O acomentimento tecidual neste grau é severo. A pele torna-se enrugada, cheia de relevos, flácida e devido a fibrose instalada, nota-se o aspecto "saco de nozes". Difícil de tratar.




Prevenção:


* Redução do sal - Para evitar a retenção hídrica e consequentemente o edema (inchaço)
* Reeducação alimentar
* Prática regular de atividade física
* Redução ou abandono na ingestão de refrigerantes, bebidas alcóolicas e cigarro. 
* Aumento da ingesta de líquidos, preferencialmente,  água.
* Vestuário sem ser constritivo. Ex: Roupas justas.
* Correçao da postura - Para evitar a compressão linfática.




Para finalizar (e talvez entristecê-las), a "celulite" possui tratamento, porém é sabido que hábitos alimentares inadequados, associados ao tabagismo/etilismo  e a uma alimentação desequilibrada, com o passar dos anos provocam alterações a nível celular que desencadearão a "celulite". Já o que se refere ao sedentarismo, este por sua vez vai promover ganho de gordura corporal desordenado e a diminuição da massa muscular; sendo que o que deveria ocorrer era exatamente o contrário: ganho de massa muscular e diminuição da quantidade de acúmulo de gordura corporal. Portanto para o tratamento da "celulite" é um conjunto de fatores associados, pois se for efetuado um tratamento estético e os hábitos errados permanecerem, os resultados serão apenas temporários.




Tratamentos Indicados:


Hoje em dia existem inúmeros recursos para tratar a celulite e quando associados, os resultados se tornam surpreendentes. Hoje irei apenas citá-los, mas fiquem tranquilas pois farei uma matéria explicando cada um deles...


* Drenagem Linfática Manual
* Ultrassom (Manthus)
* Endermologia
* Vacuoterapia
* Radiofrequência
* Carboxiterapia
* Intradermoterapia

E em casos mais específicos/avançados:


*Subcisão




Bom...por hoje é só...mas muito em breve falarei de cada equipamento...Continuem acompanhando!


Muitos Beijinhos*