segunda-feira, 13 de junho de 2011

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

Olá!

Hoje irei falar sobre a Drenagem Linfática Manual. Não tão somente indico a todos, como eu a faço ao menos uma vez por semana. Podem ter certeza que os resultados são surpreendentes...
A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem realizada com manobras de pressão suave, com movimentos lentos e rítmicos; isso devido a linfa correr na superfície da pele com fluxo  relativamente lento,que deve ser respeitado; não havendo necessidade de manobras que provoquem desconforto; sempre respeitando  o sentido dos gânglios linfáticos. Esta técnica não gera dor e nem muito menos deixa regiões arroxeadas e nem tão pouco hematomas. Como dito anteriormente, é uma técnica sutil, com deslizamentos superficiais, nada de manobras bruscas. 


Efeitos da Drenagem Linfática Manual:
- Aumento da capacidade de admissão dos capilares linfáticos 
- Aumento da velocidade da linfa transportada  e da quantidade de linfa filtrada processada pelos gânglios linfáticos;
- Aumento da oxigenação e desintoxicação da musculatura esquelética;
- Aumento do peristaltismo intestinal e da diurese
- Otimização da imunidade
- Diminuição das aderências e retrações cicatriciais;
- Maior eficiência celular e da nutrição dos tecidos
.
Indicações da Drenagem Linfática Manual
- Circulação de retorno comprometida. 
- Em casos de edemas, linfedemas, varizes e pernas cansadas.
- Pré e pós operatório em cirurgias plásticas. 
- Em casos de  Hematomas, Fibroses teciduais e para melhora da cicatrização
- Alívio da TPM e menopausa
- Alívio de Stress
- Em casos de dores musculares
- Gestantes
- Como coadjuvante no tratamento de celulite, gordura localizada, olheiras, acne e rejuvenescimento, entre outras indicações.
Contra-Indicações Totais:
- Câncer ;
- Tromboflebite/ Trombose
- Septicemia;
- Hipertiroidismo;
- Insuficiência cardíaca ou hipertensão não controlada;
- Processos viróticos;
- Febre;
- Gestação de alto risco;
Reação inflamatória aguda;
- Doenças de Pele
Arteriosclerose
- Asma Brônquica





Vale salientar que a drenagem linfática inicia-se através de movimentos circulares e suaves onde estão localizados os linfonodos (de cima pra baixo) e daí sim ela será executada com movimentos lentos, suaves e rítmicos sempre no sentido dos gânglios linfáticos, porém agora de baixo pra cima. Quando estimulados, a circulação linfática proporciona a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminados



Atualmente a drenagem linfática é uma das técnicas de massagem mais procuradas devido aos ótimos resultados que ela proporciona. Atua desde a diminuição da retenção de líquidos e inchaço, (devido ao seu efeito drenante e desintoxicante), é  indicada para as pessoas que tem as pernas cansadas(especialmente as gestantes), nas quais podem surgir edemas, varizes ou hematomas; além de ser um surpreendente auxílio no tratamento da redução de celulite, gordura localizada; sendo totalmente recomendada no tratamento de pré e pós operatório de cirurgias plásticas e pré e pós parto.


Resumindo:

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares que o recolhem, lá serão filtrados, uma parte retorna a circulação sanguínea e o restante será eliminado. A drenagem é muito utilizada pois inúmeras pessoas possuem uma deficiência na circulação linfática, o que ocasiona em  acumulo de resíduos/ impurezas em determinadas áreas do corpo que geram o tão conhecido e temido edema (inchaço).



***Até semana que vem***

Nenhum comentário:

Postar um comentário