segunda-feira, 25 de julho de 2011

Intradermoterapia* (Mesoterapia)

Mesoterapia, também conhecida como intradermoterapia,  é uma técnica que foi desenvolvida por um médico francês que consite na administração de medicações diretamente na área a ser tratada, se tornando muito eficaz, uma vez que não disperdiçamos o medicamento em outras áreas do corpo. É um procedimento não cirúrgico, porém considerado invasivo, já que são feitas inúmeras micro injeções com profundidade variável entre 0,5 e 4 mm. Utilizamos para este procedimento uma agulha mais fina do que uma agulha de insulina e o medicamento é diretamente colocado dentro da derme. Ela é extremamente indicada uma vez que os efeitos colaterais são mínimos ou em sua grande maioria nulos, porque podemos evitar o uso de alguns medicamentos que geram quadros alérgicos. Devido ao fato de sua ingestão não ser por via oral,  evitamos que o medicamento percorra, estômago, intestino, fígado, sistema vascular até chegar no alvo que pretendemos atingir, então sua ação é mais rápida, porque através da mesoterapia introduzimos o medicamento diretamente na região que pretendemos atingir.

Inúmeros são medicamentos disponíveis no mercado, ficando o médico responsável pela escolha da mescla (mistura dos fármacos), para a sua aplicação. Essa mescla normalmente contém
 anestésicos, extratos de plantas, aminoácidos, vitaminas, além de enzimas e medicações alopáticas. Essa mescla variar de acordo com cada cliente, após uma minuciosa avaliação médica e claro, de acordo com o distúrbio apresentado e seu grau de acomentimento. Ex: Lipolíticos são utilizados em casos de gordura localizada e celulite.

       O tratamento deverá ser realizado uma vez por semana e o indicado normalmente é de no mínimo 10 sessões. Porém, como citado acima, tudo vai variar de acordo com a avaliação.

Indicações:
Gordura Localizada
Celulite
Flacidez Tissular
Estrias

Contra- Indicações:

Alergia a algum item da mescla
Gestantes
Afecções cutâneas
Distúrbios descompensados

OBS: É normal ficar hiperêmica a região após a aplicação e caso algum vaso seja lesado, pode ocorrer algum ponto arroxeado.

P.S: PARA AS ESTRIAS, SERÁ REALIZADA UMA COMBINAÇÃO DE SUBSTANCIAS QUE AUMENTA A IRRIGAÇÃO NO LOCAL DA APLICAÇÃO, ACELERANDO A FORMAÇÃO DE COLÁGENO E MELHORANDO 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carboxiterapia*

Em resumo: A  Carboxiterapia ou Carbox,(como muitos dizem), é um método  não cirúrgico, porém considerado invasivo. Constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal (dióxido de carbono ou CO2) injetado no tecido subcutâneo por uma agulha bem fininha,( igual a de aplicar insulina), estimulando assim,  efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual.  Do ponto da injeção, o gás se espalha rapidamente para as áreas próximas beneficiando o tecido com suas propriedades terapêuticas. 


Agora a seguir iremos conhecer um pouquinho mais a respeito da tão famosa Carboxiterapia...


A história do uso terapêutico do gás carbônico teve início em 1932, na França,(Estação Termal do Spy de Royat); seu uso era feito de forma transcutânea através de banhos secos ou submersão em água carbonada. 
Através do cardiologista Jean Baptiste Romuef, começaram a surgir os primeiros trabalhos com o uso de injeções subcutâneas utilizando CO2 com finalidades terapêuticas, porém seus trabalhos somente foram divulgados em 1953, após longos 20 anos de estudos e experiência neste procedimento.  A partir deste instante, a Carboxiterapia vem sendo extremamente difundida e muito utilizada da área da estética.

O gás carbônico é encontrado em nosso organismo. Nosso corpo em repouso tem a capacidade de produzir em média 200 ml/min, já durante esforços físicos intensos essa capacidade aumenta em até 10 vezes. 
O CO2 é um gás inodoro, incolor e atóxico. É o produto endógeno natural do metabolismo das reações oxidativas celulares, produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado pelos pulmões durante a respiração.

A ação do anidro carbônico sobre o tecido promove uma vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2). Com isso há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, consequentemente ocorre uma melhora da micro-circulação, melhorando a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ativando, portanto, o metabolismo local. Como sabemos, o metabolismo ativado favorece a lipólise, o que comprova que a Carboxiterapia auxilia no tratamento de adiposidades localizadas.
 Já no caso da celulite, ela também se torna eficaz já que trata principalmente o tecido celular subcutâneo, que se encontra congestionado por retenção de líquidos e toxinas não eliminadas por comprometimento da microcirculação periférica.

Após sua aplicação, estudos demonstram que ela estimula a produção de novas fibras de colágeno gerando maior sustentabilidade à pele flácida. Ela é capaz de aumentar a espessura da derme, evidenciando o estímulo a neo-colagenase e o rearranjo das fibras colágenas. Devido ela estimular a formação de colágeno, se torna um procedimento indispensável para o tratamento de estrias, rugas e  flacidez cutânea, já que seu uso gera mais firmeza à pele. 

Nos casos de cirurgia plástica, ela é utilizada para correção de irregularidades pós-lipoaspiração, e até mesmo no pré-operatório para melhorar a vascularização de retalhos cirúrgicos. O gás gera um descolamento na pele, o que leva a perda da integridade tecidual, expondo o colágeno, ativando o processo de cicatrização. A carboxiterapia também trata cicatrizes aderentes, promovendo benefícios à aderência cicatricial, já que a ação mecânica do gás promove um descolamento das estruturas aderidas (como já dito anteriormente).




Indicações:

·        Celulite
·        Estrias
·        Flacidez Cutânea
·        Gordura Localizada
·        Pós Cirurgia Plástica
·        Rugas


Contra indicações:

·        Angina instável
·        Epilepsia
·        Gangrena
·        Gravidez
·        Hipertensão arterial
·        Infarto agudo do miocárdio
·        Infecções localizadas
·        Insuficiência cardíaca
·        Insuficiência renal, 

·        Insuficiência respiratória,
·        Tromboflebite aguda


Para realizar tal tratamento se faz necessário uma minuciosa avaliação para que possamos indicar a quantidade de sessões com precisão. Em média são realizadas de 10 a 15 aplicações, sendo estas realizadas cerca de uma a três vezes por semana. Seu resultado começa a ser visível após a quinta aplicação.


Por hoje é só!!!

Beijinhos e excelente semaninha*

***Fiquem com Deus***

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Radiofrequência - Accent


A utilização da Radiofreqüência para o aumento da tonicidade da pele e para a compactação dos adipócitos, diminuindo medidas, atualmente vem se disseminando e é uma das técnicas mais precisas que demonstra resultados confiáveis e concretos. Posso afirmar que faço uso do equipamento para flacidez facial, para evitar a formação do famoso "bigode chinês" e o resultado obtido foi surpreendente, pois logo após a primeira sessão, já saí com a sensação de uma melhora instantânea...Então veremos a seguir o que é a tão famosa Radiofrequência que vêm fazendo a cabeça da mulherada...

As ondas eletromagnéticas emitidas pelo equipamento provocam oscilação das moléculas de água, que transformam a energia eletromagnética em energia térmica (calor). Ocorre a produção de um aquecimento na área tratada e formação de um novo colágeno (uma das fibras de sustentação e preenchimento na pele). O calor intenso, através de um aquecimento volumétrico controlado, atua em todos os tecidos que contém moléculas de água, independente de sua condutibilidade, tendo, assim, uma intensa estimulação das fibras colágenas e o aumento do metabolismo das células gordurosas. Com isso ocorre uma retração imediata e uma estimulação mais tardia das fibras colágenas, diminuindo a flacidez, atuando na quebra da gordura e reduzindo a gordura localizada e a celulite.

O accent é um equipamento que trabalha com o uso da radiofrequência através de duas ponteiras:


Ponteira Unipolar: Que estimula a formação de colágeno, permitindo assim realizar o enrijecimento da pele e o tratamento de rugas e flacidez da face de forma extremamente seletiva.

Ponteira Bipolar: Estimula a formação de colágeno e, ao mesmo tempo, age diretamente no tecido adiposo, permitindo obter resultados impressionantes no tratamento de celulite, gordura localizada, flacidez e pós operatório de cirurgias plásticas.

Ele pode ser aplicado em: face, pescoço, colo, braços, coxas, abdome, glúteos e flancos 

Indicações:

É uma técnica que pode ser realizada tanto como forma preventiva, como uma forma de tratamento para determinados distúrbios.

·                Flacidez Corporal 
·                Flacidez Facial 
·                Celulite
·                Estrias em regiões de flacidez de pele
·                Gordura Localizada
·                Irregularidades após cirurgias plásticas
·                Rugas Faciais

Contra - Indicações:

1.             Abscesso dental (Quando for realizar face)
2.             Câncer
3.             Distúrbios descompensados
4.             DIU metálico
5.             Gestantes.
6.             Implantes metálicos.
7.             Lesões de pele
8.             Marca Passo
9.             Preenchimentos Definitivos (No local do preenchimento)
10.         Prótese de silicone (Em cima da prótese)
11.         Prótese metálica


                
    A quantidade de sessões varia entre 5 e 10 sessões, isso dependendo do distúrbio a ser tratado e o grau de acometimento do tecido. O intervalo ideal é de 15 a 20 dias entre as sessões. Os resultados são progressivos e se mantém por um período, devido a isso são necessárias sessões para manutenção do resultado. Ou seja, após o seu objetivo ser atendido, o ideal é que se faça uma sessão a cada dois meses para que o resultado permaneça.

Para um melhor resultado, ou um resultado em um tempo menor, podemos fazer a combinação do Accent com outras terapias já vistas anteriormente e claro que como é um tratamento estético, cabe aqui também uma dieta equilibrada e ao menos uma atividade física duas vezes na semana.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vacuoterapia*

Hoje falaremos sobre vacuoterapia. Tenho certeza de que muitos já ouviram o termo, porém poucos sabem o que realmente é...Então, lá vai...


O Vácuo é um aparelho de eletro sucção que provoca uma pressão negativa cuja intensidade varia de 0 a 600 mmHg. Esta força de sucção (vácuo) pode ser controlada pelo profissional através da válvula de regulagem da sucção; assim, o vácuo adequa-se ao objetivo final do tratamento e às condições do tecido tratado.


Este equipamento realiza sucção sobre a pele através de ventosas ou cabeçotes que possuem formas e diâmetros diferentes, podendo ser utilizada em inúmeros tipos de tratamentos estéticos. A atuação mais intensa da sucção é do tipo mecânica, pois dá para observar a mobilização  cutânea  profunda com deslocamento do tecido. Pode também  formar uma prega cutânea por aspiração do tecido (pressão negativa), e através da  movimentação do cabeçote aplicador auxiliar a desfibrosagem do tecido (celulite), mobilização e amaciamento da gordura localizada, depressodrenagem e ativação da circulação local. 

 Vale informar que esta técnica é de extrema importância quando se pretende atingir tecidos mais profundos da pele, tais como: cicatrizes, fibroses, rugas e após intervenções cirúrgicas. Ela pode ser utilizada também como drenagem linfática, auxiliando a circulação sanguínea e linfática e ainda possui ampla utilização no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas corporal, prevenindo e tratando o edema decorrente da cirurgia. Sendo que no pré operatório, atuará mais no sentido de desobstrução e preparação dos vasos e já no pós, além de desobstruir, acelera a cicatrização por ativar a neoformação de vasos e reduz a formação de fibroses. Tem a capacidade de prevenir a formação de aderências e quelóides ou atenuar as já existentes, pois, atua nas fibras colágenas, desfibrosando-as e melhorando a oxigenação tecidual.


Pode ser aplicado em: abdome, pernas, glúteo, costas, mamas e rosto.

O.B.S:  É natural provocar hiperemia, pois este é um indicativo de sua eficaz atuação.
       A variação da intensidade da sucção está de acordo com a sensibilidade e necessidade de cada cliente, podendo ser maior ou menor. A regra é básica, caso perceba que o cabeçote está deslizando muito facilmente, aumente a pressão para se obter o resultado desejado, caso o contrário ocorra (note que o cabeçote está com dificuldade para deslizar), diminua a intensidade para não gerar flacidez em seu cliente.


Efeitos Obtidos durante a aplicação:
·        Aumenta o fluxo sangüíneo
·        Reduz  edemas e hematomas 
·        Evita a formação de fibrose e aderências 
·        Mobilização das Camadas profundas da pele 
·        Modelação Corporal
·        Redução de Medidas
·        Drenagem linfática corporal 
·        Tonifição dos tecidos


Indicações:

Edema 
Fibroedema Gelóide (Celulite)
Fibrose
Cicatriz
Lipodistrofia Ginóide (Gordura Localizada) 
Remodelação Corporal
Pré e Pós-operatório de Cirurgias Plásticas.

   
Contra- indicações:

Flacidez cutânea exacerbada
Câncer
Afecções Cutâneas
Fragilidade Capilar
Varizes
Distúrbios Descompensados


    Como estamos podendo acompanhar, existem inúmeros métodos para a realização de tratamentos com finalidade estética.O procedimento escolhido, estará de acordo com a avaliação do cliente e o conhecimento amplo do profissional. Por isso, sejam sempre  muito criteriosos durante a escolha de seu fisioterapeuta, para que os resultados sejam obtidos num menor tempo possível.