quarta-feira, 30 de março de 2011

Fibromialgia: O que é e como tratá-la.

Atendendo ao pedido de minha querida amiga Marthinha, hoje iremos falar um pouquinho sobre a fibromialgia que vem cada vez mais tomando espaço em nossas vidas.


Antigamente era associada somente a problemas emocionais, porém, com o passar dos anos e pesquisas avançadas; podemos perceber que a fibromialgia vai muito além disso...

Conhecida atualmente como uma síndrome, devido acarretar inúmeros sintomas, ela é considerada como uma condição dolorosa generalizada e crônica. Ela é uma forma de reumatismo atrelado à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Consideramos como sendo um reumatismo, uma vez que tal patologia acomete tendões, músculos e ligamentos; porém isso não significa que ela ocasione comprometimento das articulações, deformidades ou que seqüelas estejam associadas. Mediante este quadro todo, um diagnóstico preciso se faz necessário, já que é necessário saber diferenciar esta síndrome de outras patologias que causem dor muscular ou óssea.
A dor muscular é uma manifestação frequente e é motivo principal que leva o paciente a procurar o médico, pois por muitas vezes essa dor é extremamente forte e até se torna incapacitante. A dor geralmente acomete pescoço e ombros, podendo ser desencadeada em outras partes do corpo. Os pacientes relatam que a dor pode ser em:  pontada, em queimação, em agulhada. Relatam também que em determinados casos, ocorre até mesmo câimbras e informam por vezes a sensação de que a dor é generalizada (dói o corpo inteiro), não sabendo localizar especificamente o local da dor.
Não existe até o momento exames laboratoriais ou radiológicos que diagnostiquem a fibromialgia, portanto, o diagnóstico ocorre através do exame físico. Nesse exame, através da digito-pressão, serão investigados os 18 pontos de dor que foram padronizados internacionalmente e para que seja confirmado o diagnóstico de fibromialgia, 11 desses 18 pontos precisam apresentar dor. Preconiza-se também o fator em que a dor musculoesquelética é difusa, permanecendo por um período maior que três meses.
Pesquisas sugerem que uma das causas do desencadear desta síndrome, seja o envolvimento de hormônios e de substâncias que participam da transmissão da dor. Estas substâncias são responsáveis também pela diminuição da qualidade de vida.
O parecer final destes estudos pode proporcionar um tratamento mais efetivo, também um tratamento preventivo, além de uma melhora na qualidade de vida desses pacientes.
As formas de tratamento são variáveis e estão dentre elas: Hábitos Saudáveis, Alimentação balanceada, lazer, (momento para relaxar e fazer aquilo que gosta), sono com qualidade (dormir 8 horas por dia, manter um horário para deitar) e ainda, praticar atividade física (alongamento/fortalecimento), pois através da atividade física liberamos a endorfina (substância natural produzida pelo cérebro durante e após a atividade física) que aumenta o bem estar, diminui o estresse, considerada como sendo um análgesico natural, relaxa, diminui tensões e consequentemente a dor; sendo ótima para tratar a fibromialgia. Vale ressaltar aqui que inúmeras pessoas temem a atividade física com medo de que a dor agrave, mas afirmo que ela é apenas benéfica, se feita com um profissional habilitado e qualificado para esta finalidade. Os exercícios devem ser realizados de forma leve, progressiva e a seqüência deve ser personalizada. Em alguns casos é necessário introduzir medicamentos que devem ser prescritos pelo médico.
No Brasil, pesquisas apontam uma prevalência de em média 10% da população,sendo  mais freqüente no sexo feminino(80% dos casos). A idade de seu início ocorre entre 29 e 37 anos, sendo que o diagnóstico ocorre entre 34 e 57 anos.
        Vale lembrar que traumas emocionais ou físicos, alterações hormonais e doenças graves podem desencadear a manifestação da fibromialgia, e ainda que esta síndrome pode estar associada a fadiga, dor de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, insônia e a dificuldade de concentração




***Até***

segunda-feira, 28 de março de 2011

Alívio da TPM* PARTE 2


Bom tarde!!!


Lendo no final de semana uma revista, havia uma orientação para TPM, que serve para todas aquelas mulheres que ficam a beira de um ataque de nervos...rs* Além das dicas da Parte I, invista em complementos, como as cápsulas de óleo de peixe ou óleo de prímula, que visam auxiliar no equilíbrio dos hormônios femininos e ainda possuem a capacidade de reduzir a retenção hídrica e a irritabilidade.

Mas vale lembrar que antes de entrarem com esta dica, devam procurar um médico para ver se no seu caso tem a necessidade deste complemento. Eu já até marquei com minha ginecologista.

Beijinhos*

sexta-feira, 25 de março de 2011

Chá verde (Contra- indicações e Modo de preparo)*

Pessoal, faltou eu comentar as contra-indicações e o modo de preparo, portanto lá vai:



Contra-indicações:

  •  Não consumir o chá caso esteja utilizando anti-coagulantes.
  • Evitar seu uso caso esteja utilizando os seguintes medicamentos:  Aminofilina, Atropina, Codeína, Efedrina,  Haloperidol, Pseudoefebrina ou Teofilina. 
  • Não consumir caso esteja gestante, amamentando ou seja hipertensa. (Devido a cafeína, pode ocorrer aumento da pressão arterial)
  • Caso seja consumido em excesso, pode ocasionar: dor de cabeça, náusea ou taquicardia.
  • Não consumir em caso de deficiência de ferro, pois pelo fato de o chá conter tanino, pode ocorrer a inibição da absorção de ferro.





Modo de Preparo:

quarta-feira, 23 de março de 2011

Chá verde*


A realidade é a seguinte: Inúmeras pessoas tomam, mas várias delas nem sabem direito pra que estão tomando. Muitas acreditam que a sua única função é o emagrecimento, mas não é bem por aí...


Com benefícios de conhecimento milenar, o verdadeiro Chá Verde (também conhecido como banchá), é o extraído da folha do arbusto camellia sinensis, originária da China e India.

A seguir, conheçam as várias funções dele...

Rico em flavonóides (substâncias antioxidantes), que auxiliam no combate aos radicais livres, se torna facilmente um aliado à saúde no combate ao envelhecomento precoce. Ele possui a capacidade de prevenir doenças cardíacas e circulatórias, por conter altas doses de tanino. E consumindo diariamente, ele possui a função de diminuir o colesterol ruim (LDL), fortalecendo as artérias e veias. Possui relatos também na melhora do sistema imunológico. Mas as suas ações benéficas não param por aí, está comprovado a eficácia dele em acelerar o metabolismo e ajudar a queimar a gordura corporal, isso porqueele tem ação desintoxicante, digestiva e diurética e a combinação de polifenóis em sua composição, acelera o metabolismo. Outra função: por ser uma bebida rica em tanino, (substância com propriedades anti-séptica e adstringente), é indicado também para limpar e equilibrar peles oleosas. 

 Vale ainda lembrar que ele contém grandes concentrações de antioxidantes, como as catequinas, os carotenóides e os flavonóides. Possui estimulantes, como a cafeína, minerais (potássio, sódio, flúor), além da teofelina, que é um excelente vasodilatador.


O.B.S: Em relação ao emagrecimento, vale ressaltar que o chá  provoca uma sensação de saciedade, mas que ele  não deve ser substituído por uma alimentação e sim ser consumido ao longo do dia, em combinação a uma reeducação alimentar e uma atividade física. Vale salientar que a bebida não deve ser feita de maneira concentrada, pois isso poderia gerar um quadro de gastrite, devido haver cafeína em sua composição



segunda-feira, 21 de março de 2011

Alívio da TPM*

Olá!


Hoje venho falar sobre uma das "inimigas" de nós mulheres, a tão conhecida Tensão Pré Menstrual (T.P.M.)


O que seria isso???


Bom...Essa síndrome envolve inúmeros sintomas físicos e comportamentais, podendo estes sintomas interferir na rotina diária de acordo com o grau de severidade. A causa é desconhecida, porém, desequilíbrios hormonais, deficiência nutricional e a alteração de alguns neurotransmissores, como a serotonina (responsável pela sensação de bom humor e sensação de prazer) e noradrenalina ( responsável pela energia e disposição) estão sendo averiguados.


Sintomas


Irritabilidade, ansiedade, dores nas mamas, sensibilidade aguçada (vontade de chorar constante), retenção de líquidos, aumento de apetite, necessidade da ingestão de doces, dor de cabeça, humor deprimido e acne.


Tratamento


Embora não haja uma cura definitiva para esta síndrome, a mudança dos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos ajudam a aliviar bastante os sintomas. Quando falo em modificar a dieta, me refiro a diminuírem a ingesta de açucar, sal, café e álcool, além de aumentarem a ingestão de proteínas. Já quando falo em atividade física, o indicado seria a prática de  2 a 3 vezes por semana continuamente. (Não vale fazer corpo mole neste caso, ok? rs). E de preferência a atividade física a ser realizada seria a de exercícios aeróbicos, pois estes aumentam a produção de endorfina; que é responsável pela sensação de relaxamento. Em último caso, em graus severos de TPM e através de solicitação médica; existem alternativas medicamentosas para esta finalidade.


Agora que vocês já estão cientes do que ela é, o que causa e ainda como tratá-la,  lá vai uma dica:

Ácidos graxos poli-insaturados (que envolvem ômega 3 e 6) reduzem a TPM e consequentemente aliviam a dor de cabeça, alterações de humor e ainda a retenção hídrica. Portanto, abusem do salmão, atum, nozes, linhaça e ainda do azeite.


E falando nisso, deixa eu ir preparar meu salmãozinho, pois isso não falta em meu cardápio...e...Será que foi porisso que minha TPM deu uma aliviada ultimamente???rs*


***Até a próxima***

sexta-feira, 18 de março de 2011

Tratamento para cabelos oleosos*



Essa dica é suuuper simples de ser realizada e é indicada para todos que (como eu), possuem a raíz do cabelo oleosa.


Ingredientes:


 02 colheres de sopa de argila verde
 1/2 xícara de chá de água


Basta mexer bem os dois ingredientes até ficar pastoso, como se fosse uma mistura homogênea. 
Modo de preparo e aplicação:
Lave os cabelos com xampu para cabelos oleosos e aplique a mistura citada acima com um pincel em todo o couro cabeludo. Aguarde por volta de 20 minutos e retire essa mistura com água morna...não quente...rs* Basta hidratar o cabelo e enxaguar novamente. 
Prontinho! Após seco notará a diferença nos cabelos...perceberá eles mais soltos, com brilho, porém sem aquele aspecto pegajoso de cabelo oleoso.
O ideal é fazer essa máscara uma vez por semana, por pelo menos 4 a 6 semanas consecutivas. 

Façam o teste e depois me contem o resultado.


Até mais...


Beiiijos*

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cardápio Leve*

  Para quem curte a culinária japonesa (eu sou fascinada, diga-se de passagem...), lá vai uma dica: Os temakis possuem baixas calorias, portanto não pesam tanto na balança. Em média, cada temaki possui entre 100 e 200 calorias e alimentam bem. Essa variação de calorias ocorre dependendo da escolha do sabor.


Agora que já estão informadas sobre o assunto, aproveitem...obviamente com moderação...rs*


Beijinhos*

segunda-feira, 14 de março de 2011

Suco de Cranberry*




Gente...tomei o suco de Cranberry para saber como é e obviamente relatar a vocês. É  muiiiitoo melhor do que eu esperava...bem docinho, de sabor suave e leve!!! Indico tomarem geladinho porque fica mais saboroso ainda...


Ah...mais um detalhe: No supermercado vocês encontram ele pronto, em caixinha.

Espero que gostem!!!

Beijos e até mais*

sábado, 12 de março de 2011

Combate à Cistite e aos Radicais Livres*






Qual mulher não teve cistite ou ao menos conhece alguém que já relatou ter sido acometida por ela???


A cistite é uma inflamação da bexiga. Essa inflamação normalmente acomete mais as mulheres devido ao fato de o genital feminino ser mais "exposto a contaminação". A uretra feminina é curta, possui de 3 a 4 cm, enquanto a dos homens é longa, dificultando assim a invasão dos microorganismos. Geralmente a cistite é provocada por bactérias que invadem a bexiga provocando dor ao urinar, vontade de ir inúmeras vezes ao banheiro, coloração escurecida da urina e cheiro forte. Pode ocorrer também presença de sangue na urina. Essa contaminação geralmente ocorre devido a migração da bactéria das fezes para a região genital. Um cuidado imprescindível a ser tomado é o de ao evacuar utilizar o papel higiênico esfregando sempre da frente para trás. Outras medidas preventivas são: ingerir bastante líquido, ir ao banheiro no exato momento em que a vontade aparecer, estar atento à coloração e odor da urina e a algum tipo de ardência ao urinar. Vale ressaltar aqui a importância de procurar assistência médica para evitar futuras complicações.


Bom...agora que vocês puderam entender um pouquinho do que é a tão famosa cistite, para auxiliar no combate dela, vou lhes dar uma dica que li em uma revista...


Existe uma frutinha chamada cranberry que possui propriedades antissépticas. Essas propriedades tem a capacidade de  aumentar a acidez da urina, dificultando portanto a proliferação bacteriana. De acordo com o estudo relatado na matéria, o ideal é tomarmos 02 copos de suco de cranberry por dia. E uma outra novidade...essa fruta não é boa somente pra evitar a cistite não. Ela também é rica em flavonóides, o que potencializa a ação da vitamina C (nutriente fundamental para a produção de colágeno) e ainda as antocianinas presentes nela, (o que dá a cor arroxeada), possuem propriedades antioxidantes. Ou seja, elas minimizam os efeitos dos radicais livres, prevenindo também o envelhecimento precoce.


Queremos mais o que???

sexta-feira, 11 de março de 2011

Boas Vindas*



Boa Noite!

Estou  iniciando hoje meu blog e através dele darei dicas à vocês sobre beleza e saúde*

Espero que gostem...

Beijos e fiquem com Deus*