sábado, 12 de março de 2011

Combate à Cistite e aos Radicais Livres*






Qual mulher não teve cistite ou ao menos conhece alguém que já relatou ter sido acometida por ela???


A cistite é uma inflamação da bexiga. Essa inflamação normalmente acomete mais as mulheres devido ao fato de o genital feminino ser mais "exposto a contaminação". A uretra feminina é curta, possui de 3 a 4 cm, enquanto a dos homens é longa, dificultando assim a invasão dos microorganismos. Geralmente a cistite é provocada por bactérias que invadem a bexiga provocando dor ao urinar, vontade de ir inúmeras vezes ao banheiro, coloração escurecida da urina e cheiro forte. Pode ocorrer também presença de sangue na urina. Essa contaminação geralmente ocorre devido a migração da bactéria das fezes para a região genital. Um cuidado imprescindível a ser tomado é o de ao evacuar utilizar o papel higiênico esfregando sempre da frente para trás. Outras medidas preventivas são: ingerir bastante líquido, ir ao banheiro no exato momento em que a vontade aparecer, estar atento à coloração e odor da urina e a algum tipo de ardência ao urinar. Vale ressaltar aqui a importância de procurar assistência médica para evitar futuras complicações.


Bom...agora que vocês puderam entender um pouquinho do que é a tão famosa cistite, para auxiliar no combate dela, vou lhes dar uma dica que li em uma revista...


Existe uma frutinha chamada cranberry que possui propriedades antissépticas. Essas propriedades tem a capacidade de  aumentar a acidez da urina, dificultando portanto a proliferação bacteriana. De acordo com o estudo relatado na matéria, o ideal é tomarmos 02 copos de suco de cranberry por dia. E uma outra novidade...essa fruta não é boa somente pra evitar a cistite não. Ela também é rica em flavonóides, o que potencializa a ação da vitamina C (nutriente fundamental para a produção de colágeno) e ainda as antocianinas presentes nela, (o que dá a cor arroxeada), possuem propriedades antioxidantes. Ou seja, elas minimizam os efeitos dos radicais livres, prevenindo também o envelhecimento precoce.


Queremos mais o que???

Nenhum comentário:

Postar um comentário