segunda-feira, 21 de março de 2011

Alívio da TPM*

Olá!


Hoje venho falar sobre uma das "inimigas" de nós mulheres, a tão conhecida Tensão Pré Menstrual (T.P.M.)


O que seria isso???


Bom...Essa síndrome envolve inúmeros sintomas físicos e comportamentais, podendo estes sintomas interferir na rotina diária de acordo com o grau de severidade. A causa é desconhecida, porém, desequilíbrios hormonais, deficiência nutricional e a alteração de alguns neurotransmissores, como a serotonina (responsável pela sensação de bom humor e sensação de prazer) e noradrenalina ( responsável pela energia e disposição) estão sendo averiguados.


Sintomas


Irritabilidade, ansiedade, dores nas mamas, sensibilidade aguçada (vontade de chorar constante), retenção de líquidos, aumento de apetite, necessidade da ingestão de doces, dor de cabeça, humor deprimido e acne.


Tratamento


Embora não haja uma cura definitiva para esta síndrome, a mudança dos hábitos alimentares e a prática regular de exercícios físicos ajudam a aliviar bastante os sintomas. Quando falo em modificar a dieta, me refiro a diminuírem a ingesta de açucar, sal, café e álcool, além de aumentarem a ingestão de proteínas. Já quando falo em atividade física, o indicado seria a prática de  2 a 3 vezes por semana continuamente. (Não vale fazer corpo mole neste caso, ok? rs). E de preferência a atividade física a ser realizada seria a de exercícios aeróbicos, pois estes aumentam a produção de endorfina; que é responsável pela sensação de relaxamento. Em último caso, em graus severos de TPM e através de solicitação médica; existem alternativas medicamentosas para esta finalidade.


Agora que vocês já estão cientes do que ela é, o que causa e ainda como tratá-la,  lá vai uma dica:

Ácidos graxos poli-insaturados (que envolvem ômega 3 e 6) reduzem a TPM e consequentemente aliviam a dor de cabeça, alterações de humor e ainda a retenção hídrica. Portanto, abusem do salmão, atum, nozes, linhaça e ainda do azeite.


E falando nisso, deixa eu ir preparar meu salmãozinho, pois isso não falta em meu cardápio...e...Será que foi porisso que minha TPM deu uma aliviada ultimamente???rs*


***Até a próxima***

6 comentários:

  1. Amiga adoreiii minha TPM este mes estava me deixando lokaaa!! mas do que ja sou srsrs, mas agora vou me encher de salmão!!!
    bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Queeee otiiimo saber disso...sou um pitt-bull na TPM..HAHAH
    beeeijo

    ResponderExcluir
  3. Que bom, Tati que você gostou.

    Volte sempre, amiga!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  4. rs É sempre bom ajudar, Ianca...rs*

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa... adorei a dica... TPM p mim é terrivel... kkkk .... choro, brigo, fico super ireritada.... obrigada...
    Bjinhos!!!
    Thaís Matsuda!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai, amiga, fico feliz por ter auxiliado em sua TPM...rs* Se tiver alguma sugestão, ficarei feliz em atender...

    Beijooos*

    ResponderExcluir