No dia 08 de agosto é comemorado o dia nacional do combate e conscientização do colesterol. Não somente neste dia, porém em todos que se sucedem, fiquemos atentos ao que colocamos no prato; pois o excesso de colesterol tem sido o responsável por inúmeras doenças e mortes, não somente no Brasil, mas em todo o mundo!
O Colesterol é um tipo de gordura que está presente em nosso organismo e ele deve se manter estável, caso o colesterol esteja alto, ele pode causar danos às paredes dos vasos sanguíneos arteriais, causando uma doença chamada de arteriosclerose, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares, tais como: o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Não que as gorduras e o colesterol sejam nossos inimigos, afinal, eles são essenciais, porém o vilão é uma alimentação desequilibrada sem a prática de atividade física. Devemos ter em mente que ao optarmos por uma dieta equilibrada e uma atividade física, estamos direta e indiretamente combatendo este mal. Uma boa tática é sempre escolhermos alimentos que aumentam o bom colesterol, chamado de HDL e reduzem o mau colesterol,(LDL).
Dicas para prevenir o colesterol alto:
1- Consuma óleos vegetais. Ex: azeite de oliva, canola e soja, pois são ricos em gorduras poliinsaturadas.
3- Dê preferência por leite desnatado, pois este apresenta baixo teor de gordura. Faça o mesmo com queijos e iogurtes.
4- Evite gorduras trans, gordura vegetal hidrogenada ou interesterificada . Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los.
OBS: É bom esclarecer aqui que não existem comprovações científicas de que a atividade física, diretamente, possa diminuir o colesterol total. Porém sabemos que a prática regular da atividade física aumenta o bom colesterol (HDL), assim o colesterol ruim (LDL) é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia. Desta forma, sobra mais HDL, importante para evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias coronarianas. Os exercício aeróbicos são os mais indicados neste caso, e a duração para se obter tal resultado deverá ser acima de 30 minutos. Vale salientar aqui que estudos comprovam que indivíduos que praticam atividades físicas com frequência, se preocupam muito em manter uma alimentação saudável; com esse tipo de preocupação, fica mais fácil manter os níveis de colesterol ruim dentro dos padrões.
E aí, preparados para encarar um prato de saladas com um grelhado no jantar??? Eu sim!!!
Bom apetite*
Nenhum comentário:
Postar um comentário