Já que estamos na semana da amamentação, vou falar um pouquinho a respeito dela para vocês.
O ato de amamentar é fundamental, afinal, o leite materno contém proteínas, vitaminas, água, açúcar e gordura suficientes para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê, além de anticorpos e glóbulos brancos que os mantém afastados de algumas doenças. O leite da mãe é o ideal para o bebê, por ser completo, equilibrado e suficiente. Sem contar que ele é facilmente digerido, sendo bem diferente do leite em pó (considerado adaptado).De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a semana de 01 a 07 de agosto será considerada como sendo a Semana Mundial de Amamentação e através desta, países do mundo inteiro vão reforçar a importância do aleitamento materno.
Vamos entender um pouquinho mais desse mundo da amamentação*
O leite dos primeiros dias após o parto é conhecido como colostro. O colostro é produzido em pequena quantidade, sendo suficiente para os primeiros dias de vida do bebê e pode ser claro ou amarelado, grosso ou ralo. Ele tem a capacidade de proteger o bebê de muitas doenças, por isso é comparado a uma vacina. As crianças nascidas prematuras de peso ou tempo devem tomar este colostro, já que o leite produzido por suas mães contém as substâncias necessárias para estes bebês.Após alguns dias, o colostro vai mudando de cor, se tornando de vez o leite materno que conhecemos, branquinho e mais grosso. Como o leite materno é de fácil digestão, é comum que durante o primeiro mês de vida os bebês mamem com mais frequência. A duração da mamada também é estipulada pelo bebê.
Vantagens do aleitamento materno ao bebê:
Vantagens do aleitamento materno para a mãe:
Aumento da produção da prolactina e ocitocina
Diminui o risco de câncer de mama e ovários.
É um método eficaz, econômico e prático.
Laços afetivos mais fortalecidos,
Útero volta mais rápido ao tamanho normal
OBS: Como o leite materno é o alimento ideal, não é necessário oferecer água, chá , suco ou nenhum outro alimento antes dos seis meses de vida do bebê*
Nenhum comentário:
Postar um comentário