A amamentação não pode ser dolorosa, caso isso ocorra devido ao mamilo estar muito fissurado, a mãe deverá procurar orientação médica.
Antigamente acreditava-se que a preparação das mamas deveria ocorrer durante a gestação, pois é nesta fase que as mães tem tempo e chance de aprender tudo o que envolve o aleitamento materno e evitar que "surpresas" ocorram durante este processo. Concordamos que ela deve se manter informada sobre quais cuidados tomar com as mamas e com o bebê, mas atualmente massagens e técnicas de preparação das mamas não é o mais indicado, pois foi comprovado que atos como passar a esponja, bucha vegetal e técnicas de massagem (o ato de calejar o peito para amamentar tranquilamente)é considerado prejudicial. Isso ocorre pois quando a gestante usa cremes , sabões, pomadas ou qualquer técnica abrasiva ou agressiva ao bico, a pele da aréola e mamilo, além de perderem a hidratação natural, podem ficar ressecadas , tornando-as mais finas e podendo até provocar futuras rachaduras, porque interferem nas funções das céulas de montgomery, responsáveis pela limpeza, lubrificação e função bacteriostática da aréola e mamilos. É prejudicial também o ato de utilizar pomadas e afins por manter a pela da mama úmida , o que dificultaria a cicatrização. O fato também de estimular a sáida do colostro, os exercicios mamilares , massagens e fricções, podem provocar a liberação de ocitocina, levando ao abortamento ou trabalho de parto prematuro. De acordo com pesquisa recente, foi detectado que nenhuma forma de preparação pré-natal das mamas, parece ter benefícios estatisticamente confirmados.
O que pode (e deve) ser feito durante a gestação para preparar as mamas para o aleitamento
1- Tome 10 a 15 minutos de banho de sol diariamente (antes das 10h e após as 16h), isso serve para deixar a mama mais resistente. Caso sua pele seja muito sensível ou o sol esteja muito forte, o tempo poderá ser reduzido.
2- Utilize bucha macia para lavar os mamilos durante o banho.
3- Se a mama rachar durante a gestação utilize vaselina ou produtos a base de lanolina.
Orientações para evitar fissuras durante a amamentação:
1-Após as mamadas é indicado molhar os mamilos com algumas gotas de leite
2-Evite que o bebê comprima as áreas lesadas da mama3-Inicie a amamentação sempre pelo lado menos lesado
4-Lave as mamas somente com água
5-Mantenha os mamilos secos
Caso as fissuras estejam incomodando muito a mãe, evite amamentar em torno de 24 a 48h na mama que estiver mais lesada, esvaziando esta manualmente após cada mamada do bebê na mama saudável. Se esta medida não for suficiente, retorne ao seu médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário