segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ATENÇÃO: Alterações na lei referente ao uso de inibidores de apetite*

A ANVISA proibiu o uso de inibidores de apetite a base de anfetamina e derivados (femproporex, manzidol e anfepramona) em outubro de 2011. Porém, a sibutramina continua liberada aqui no Brasil. 
 
Para preservar a saúde e evitar riscos desnecessários, o ideal seria que antes de tomar alguma medicação, tentasse primeiro pelo caminho que talvez seja mais lento, porém, mais benéfico: a reeducação alimentar, sendo esta complementada através da atividade física. Caso exista a possibilidade financeira, faça algum tratamento estético concomitante. Dessa forma os resultados serão visíveis em um menor tempo. 

Existem casos que é necessário o uso de  medicamentos que auxiliem na perda de peso ao invés da orientação acima, mas neste caso, sempre consulte um médico. Nunca tome medicamentos por conta própria ou por indicação de amigos e familiares, afinal, a sua saúde pode correr sérios riscos ao não ter acompanhamento de um profissional habilitado.

Até a próxima, amores!
*--*




segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SUCO DESINTOXICANTE PODEROSO


Segundo algumas amigas, este suco é tudo de bom! Ainda não tive tempo de fazer, mas creio que deva ser mesmo, pois elas são bem exigentes...rs* E o que é melhor: suuuuper prático.

Ingredientes:

01 maça
02 cenouras
1/2 beterraba pequena
1/4 de limão sem pele

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador, coe e coloque gelo. Se quiser, pode adoçar.

Delicie -se !


terça-feira, 9 de agosto de 2011

De mocinho a Vilão*


          Para quem é fã de refrigerante light e o toma diariamente tendo a certeza de que a versão light faz um bem enorme para a saúde, comparado ao normal; pise no freio e reveja seus conceitos. Afinal, de acordo com uma recente pesquisa da Universidade de Miami (EUA), quem toma a partir de um copo da bebida na versão light por dia está propenso a um risco de 48% a mais de sofrer doenças como infarto e derrame, do que quem não consome mais espécie algum de refrigerante. 

         Nesta pesquisa, eles atribuíram a culpa não somente ao refrigerante light, mas também a comida ingerida pelo público "light", pois constataram que a grande maioria consome o refrigerante ligth não por fazer um equilíbrio nutricional, atividade física e estar realmente preocupado com a saúde. Mas estes o ingerem, uma vez que se acabam nas gorduras, sal e açucares; utilizando o refrigerante light como o salvador da pátria.

        Portanto, após estes indicadores, optem sem peso na consciência por água, sucos naturais pouco calóricos , chás, além de uma dieta balanceada; pois assim com toda a certeza diminuirão os riscos de sofrer  infarto ou até mesmo de derrame. 

Quer coisa melhor do que comer e beber de maneira saudável,  cuidando da saúde???

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia Nacional do Combate ao Colesterol*

             No dia 08 de agosto é comemorado o dia nacional do combate e conscientização do colesterol. Não somente neste dia, porém em todos que se sucedem, fiquemos atentos ao que colocamos no prato; pois o excesso de colesterol tem sido o responsável por inúmeras doenças e mortes, não somente no Brasil, mas em todo o mundo!


         O Colesterol é um tipo de gordura que está presente em nosso organismo e ele deve se manter estável,  caso o colesterol esteja alto, ele pode causar danos às paredes dos vasos sanguíneos arteriais, causando uma doença chamada de arteriosclerose, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares, tais como: o infarto do miocárdio e o derrame cerebral. Não que as gorduras e o colesterol sejam nossos inimigos, afinal, eles são essenciais, porém o vilão é uma alimentação desequilibrada sem a prática de atividade física. Devemos ter em mente que ao optarmos por uma dieta equilibrada e uma atividade física, estamos direta e  indiretamente combatendo este mal. Uma boa tática é sempre escolhermos alimentos que aumentam o bom colesterol, chamado de HDL e reduzem o mau colesterol,(LDL).


Dicas para prevenir o colesterol alto:

1- Consuma óleos vegetais. Ex: azeite de oliva, canola e soja, pois são ricos em gorduras poliinsaturadas. 

2- Dê preferência por carnes magras. 

3- Dê preferência por leite desnatado, pois este apresenta baixo teor de gordura. Faça o mesmo com queijos e iogurtes.
4- Evite gorduras trans, gordura vegetal hidrogenada ou interesterificada . Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los.

5- Ingira uma porção de omega-3 por dia. Ex: Peixe, uma salada com azeite/canola, nozes ou castanhas.






OBS: É bom esclarecer aqui que  não existem comprovações científicas de que a atividade física, diretamente, possa diminuir o colesterol total. Porém sabemos que a prática regular da atividade física aumenta o bom colesterol (HDL), assim o colesterol ruim (LDL) é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia. Desta forma, sobra mais HDL, importante para evitar o acúmulo de placas de gordura nas artérias coronarianas. Os exercício aeróbicos são os mais indicados neste caso, e a duração para se obter tal resultado deverá ser acima de 30 minutos. Vale salientar aqui que estudos comprovam que indivíduos que praticam atividades físicas com frequência, se preocupam muito em manter uma alimentação saudável; com esse tipo de preocupação, fica mais fácil manter os níveis de colesterol ruim dentro dos padrões.



E aí, preparados para encarar um prato de saladas com um grelhado no jantar??? Eu sim!!! 



Bom apetite*

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Orientações para fissura nos mamilos*

       A amamentação não pode ser dolorosa, caso isso ocorra devido ao mamilo estar muito fissurado, a mãe deverá procurar orientação médica.
    
     Antigamente acreditava-se que a preparação das mamas deveria ocorrer durante a gestação, pois é nesta fase que as mães tem tempo e chance de aprender tudo o que envolve o aleitamento materno e evitar que "surpresas" ocorram durante este processo. Concordamos que ela deve se manter informada sobre quais cuidados tomar com as mamas e com o bebê, mas atualmente massagens e técnicas de preparação das mamas não é o mais indicado, pois foi comprovado que atos como passar a esponja, bucha vegetal e técnicas de massagem (o ato de calejar o peito para amamentar tranquilamente)é considerado prejudicial. Isso ocorre pois quando a gestante usa  cremes , sabões, pomadas ou qualquer técnica abrasiva ou agressiva ao bico, a pele da aréola e mamilo, além de perderem a hidratação natural, podem ficar ressecadas , tornando-as mais finas e podendo até provocar futuras rachaduras, porque interferem nas funções das céulas de montgomery, responsáveis pela limpeza, lubrificação e função bacteriostática da aréola e mamilos. É prejudicial também o ato de utilizar pomadas e afins por manter a pela da mama úmida , o que  dificultaria a cicatrização. O fato também de estimular a sáida do colostro, os exercicios mamilares , massagens e fricções, podem provocar a liberação de ocitocina, levando ao abortamento ou trabalho de parto prematuro. De acordo com pesquisa recente, foi detectado que nenhuma forma de preparação pré-natal das mamas, parece ter benefícios estatisticamente confirmados.



O que pode (e deve) ser feito durante a gestação para preparar as mamas para o aleitamento

1- Tome 10 a 15 minutos de banho de sol diariamente (antes das 10h e após as 16h), isso serve para deixar a mama mais resistente. Caso sua pele seja muito sensível ou o sol esteja muito forte, o tempo poderá ser reduzido.
2- Utilize bucha macia para lavar os mamilos durante o banho.
3- Se a mama rachar durante a gestação utilize vaselina ou produtos a base de lanolina.


Orientações para evitar fissuras durante a amamentação:

1-Após as mamadas é indicado molhar os mamilos com algumas gotas de leite
2-Evite que o bebê comprima as áreas lesadas da mama
3-Inicie a amamentação sempre pelo lado menos lesado
4-Lave as mamas somente com água
5-Mantenha os mamilos secos


            Caso as fissuras estejam incomodando muito a mãe, evite amamentar em torno de 24 a 48h na mama que estiver mais lesada, esvaziando esta manualmente após cada mamada do bebê na mama saudável. Se esta medida não for suficiente, retorne ao seu médico.



Suco refrescante*

Como o verão logo menos chega, segue abaixo uma receita de um suco muuuuito refrescante, super simples para preparar e nada calórico!!!

Ingredientes:
1 litro de água
2 folhas de couve manteiga
2 limões
6 folhas de hortelã
Adoçante ou açúcar a gosto (de preferência adoçante! rs*)



Modo de preparo:

Pique a couve manteiga e as folhas de hortelã. Esprema os limões. Coloque tudo dentro do liquidificador acrescentando a água e o adoçante (ou açucar). Bata tudo, coe e se delicie!!! 


Um detalhe: Não bata por muito tempo, em média um minuto é o suficiente. Ao coar, não esfregue as folhas no coador com a colher, pois isso pode deixar o suco amargo. Somente bata o coador na jarra para sair todo excesso de  suco restante.

Caso queira, pode acrescentar uma ou duas pedrinhas de gelo após pronto!

Vale lembrar que o suco não permanece com o gosto forte da couve, ele apenas apresenta um sabor muito suave ao fundo.


Experimente e depois me relate o que achou!!!



Eu adoreiii!!! Portanto espero que gostem também*




Ah...somente cuidado ao espremerem os limões...façam isso na sombra para que não fiquem com manchas...lembrem-se de  lavarem beeeem as mãos com água e sabão após mexer com limão!!!



Beijocas!

Espero que a dica tenha sido útil...Até*

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bamboo Massage*




A Bamboo Massage, também conhecida como Bambuterapia, é uma técnica de massagem que foi originada no Nepal, porém resgatada pela França durante um Congresso de Estética pelo fisioterapeuta francês Gill Amsallem. Essa massagem é feita com manobras que trabalham o relaxamento, diminuindo tensões musculares, sendo capaz também de promover uma drenagem linfática. 


Agora vamos saber mais a fundo...

A bamboo massage é uma técnica que tem a capacidade de estimular as glândulas, facilitando a drenagem, favorecendo assim a redução da gordura localizada, auxiliando consequentemente na diminuição da celulite. Devido ao fato de os bambus terem  facilidade em se adequar aos contornos corporais, propiciando  uma modelagem eficaz, consequentemente eles também são capazes de ativar a circulação, tonificar e modelar os tecidos; além de promover um intenso relaxamento com o alívio de tensões musculares. Vale lembrar que eles também são úteis na renovação celular, na redução de marcas de expressão , combatendo portanto o envelhecimento.

Todos estes benefícios são alcançados através de bambus que possuem diversos tamanhos e diâmetros diferentes, uma vez que as varas funcionam como um prolongamento dos dedos, já que através delas se torna possível o alcance de todas as regiões do corpo. O tamanho e diâmetro a ser utilizado durante a sessão,  varia de acordo com a parte do corpo que será tratada.

É importante dizer que esta técnica pode ser associada a outras técnicas, tais como:  Drenagem Linfática, Quick Massage, Massagem Relaxante, Massagem Modeladora, Reflexologia Podal,  além de Shiatsu.

Benefícios:

Alívio de tensões musculares
Aumento da oxigenação e nutrição celular
Auxílio no tratamento de gordura localizada e celulite
Melhora da circulação veno-linfática
Relaxamento do corpo e mente
Suporte na eliminação de toxinas
Tonifica a musculatura

Contra- indicações:

Alterações de pele
Cardiopatias
Câncer
Distúrbios renais descompensados
Estado febril
Gestantes
Hipo ou hipertensão descompensada
Infecção aguda
Trombose
Varizes

A massagem deverá ser realizada com óleos de preferência 100% vegetais, que podem possuir em sua formulação óleos essenciais (pois possuem propriedades terapêuticas), pois esta junção promoverá um aumento do relaxamento mental e corporal. Já o  ambiente deve ser climatizado, com luz ambiente e música relaxante.

P.S: É bom lembrar que existem alguns cuidados para serem tomados em relação aos bambus, como por exemplo: Higienizá-los com álcool antes e após o seu uso, armazená-los em embalagens de tecido ou juta, as peças não devem ser envernizadas ou impermeabilizadas com produtos químicos, eles deverão estar bem lixados, sem farpas ou ranhuras e devem apresentar superfície totalmente regular.

Posso relatar aqui que esta massagem é realmente extremamente relaxante...Vale a pena conferir!!!

Até*

O uso do leite em pó para o bebê: Benéfico ou Maléfico???


    O leite  em pó é bem diferente do leite materno e a sua utilização pode apresentar alguns riscos para o bebê, tais como:

Aumentar o risco do bebê vir a sofrer de:

Otite, amigdalite, bronquiolite, asma, pneumonia, diarréia, infecção urinária, sépsis, diabetes tipo I (insulino-dependente), linfoma ou obesidade na vida adulta.
OBS: As crianças alimentadas com leite em pó, além de terem maior risco de sofrer as patologias referidas acima, as infecções de que sofrem surgem com maior gravidade pois o seu sistema imunitário não recebe a ajuda dos anticorpos, glóbulos brancos e outros factores imunológicos presentes no leite materno.
Dados da UNICEF calculam que aproximadamente um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. Estes dados alarmantes não ocorrem somente no Brasil, mas no mundo todo!




         Vale salientar que nem todas as mães tem a sorte de poder amamentar seus filhos, portanto para estas mães que não conseguiram ou não puderam,  o leite em pó será fundamental. Portanto elas deverão conversar com o pediatra do bebê para saber qual leite será o indicado neste caso*

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Semana da Amamentação de 01 a 07 de agosto...Amamente*

     Já que estamos na semana da amamentação, vou falar um pouquinho a respeito dela  para vocês.



    O ato de amamentar é fundamental, afinal, o leite materno contém proteínas, vitaminas, água, açúcar e gordura suficientes para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê, além de anticorpos e glóbulos brancos que os mantém afastados de algumas doenças. O leite da mãe é  o ideal para o bebê, por ser completo, equilibrado e suficiente. Sem contar que ele é facilmente digerido, sendo bem diferente do leite em pó (considerado adaptado).De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a semana de  01 a 07 de agosto será considerada como sendo a Semana Mundial de Amamentação e através desta, países do mundo inteiro vão reforçar a importância do aleitamento materno. 



Vamos entender um pouquinho mais desse mundo da amamentação*

    O leite dos primeiros dias após o parto é conhecido como colostro. O colostro é produzido em pequena quantidade, sendo suficiente para os primeiros dias de vida do bebê e pode ser claro ou amarelado, grosso ou ralo. Ele tem a capacidade de proteger o bebê de muitas doenças, por isso é comparado a uma vacina. As crianças nascidas prematuras de peso ou tempo devem  tomar este colostro,  já que o leite produzido por suas mães contém as substâncias necessárias para estes bebês.Após alguns dias, o colostro vai mudando de cor, se tornando de vez o leite materno que conhecemos, branquinho e mais grosso. Como o leite materno é de fácil digestão, é comum que durante o primeiro mês de vida os bebês mamem com mais frequência. A duração da mamada também é estipulada pelo bebê. 


Vantagens do aleitamento materno ao bebê:


O aleitamento materno protege o bebê de: Alergias, asma, diarréia, otites, pneumonias entre outras doenças. Faz o bebê sentir-se seguro, protege a arcada dentária, diminui o risco de cárie, evita problemas de fala; além de o bebê obter melhor crescimento e desenvolvimento.


Vantagens do aleitamento materno para a mãe:
Aumento da produção da prolactina e ocitocina
Diminui o risco de câncer de mama e ovários.
É um método eficaz, econômico e prático.
Laços afetivos mais fortalecidos, 
Útero volta mais rápido ao tamanho normal


OBS: Como o leite materno  é o alimento ideal, não é necessário oferecer água, chá , suco ou  nenhum outro alimento antes dos seis meses de vida do bebê*




Dar de mamar é um ato de amor e carinho!!!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Intradermoterapia* (Mesoterapia)

Mesoterapia, também conhecida como intradermoterapia,  é uma técnica que foi desenvolvida por um médico francês que consite na administração de medicações diretamente na área a ser tratada, se tornando muito eficaz, uma vez que não disperdiçamos o medicamento em outras áreas do corpo. É um procedimento não cirúrgico, porém considerado invasivo, já que são feitas inúmeras micro injeções com profundidade variável entre 0,5 e 4 mm. Utilizamos para este procedimento uma agulha mais fina do que uma agulha de insulina e o medicamento é diretamente colocado dentro da derme. Ela é extremamente indicada uma vez que os efeitos colaterais são mínimos ou em sua grande maioria nulos, porque podemos evitar o uso de alguns medicamentos que geram quadros alérgicos. Devido ao fato de sua ingestão não ser por via oral,  evitamos que o medicamento percorra, estômago, intestino, fígado, sistema vascular até chegar no alvo que pretendemos atingir, então sua ação é mais rápida, porque através da mesoterapia introduzimos o medicamento diretamente na região que pretendemos atingir.

Inúmeros são medicamentos disponíveis no mercado, ficando o médico responsável pela escolha da mescla (mistura dos fármacos), para a sua aplicação. Essa mescla normalmente contém
 anestésicos, extratos de plantas, aminoácidos, vitaminas, além de enzimas e medicações alopáticas. Essa mescla variar de acordo com cada cliente, após uma minuciosa avaliação médica e claro, de acordo com o distúrbio apresentado e seu grau de acomentimento. Ex: Lipolíticos são utilizados em casos de gordura localizada e celulite.

       O tratamento deverá ser realizado uma vez por semana e o indicado normalmente é de no mínimo 10 sessões. Porém, como citado acima, tudo vai variar de acordo com a avaliação.

Indicações:
Gordura Localizada
Celulite
Flacidez Tissular
Estrias

Contra- Indicações:

Alergia a algum item da mescla
Gestantes
Afecções cutâneas
Distúrbios descompensados

OBS: É normal ficar hiperêmica a região após a aplicação e caso algum vaso seja lesado, pode ocorrer algum ponto arroxeado.

P.S: PARA AS ESTRIAS, SERÁ REALIZADA UMA COMBINAÇÃO DE SUBSTANCIAS QUE AUMENTA A IRRIGAÇÃO NO LOCAL DA APLICAÇÃO, ACELERANDO A FORMAÇÃO DE COLÁGENO E MELHORANDO 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carboxiterapia*

Em resumo: A  Carboxiterapia ou Carbox,(como muitos dizem), é um método  não cirúrgico, porém considerado invasivo. Constitui-se de uma técnica onde se utiliza o gás carbônico medicinal (dióxido de carbono ou CO2) injetado no tecido subcutâneo por uma agulha bem fininha,( igual a de aplicar insulina), estimulando assim,  efeitos fisiológicos como melhora da circulação e oxigenação tecidual.  Do ponto da injeção, o gás se espalha rapidamente para as áreas próximas beneficiando o tecido com suas propriedades terapêuticas. 


Agora a seguir iremos conhecer um pouquinho mais a respeito da tão famosa Carboxiterapia...


A história do uso terapêutico do gás carbônico teve início em 1932, na França,(Estação Termal do Spy de Royat); seu uso era feito de forma transcutânea através de banhos secos ou submersão em água carbonada. 
Através do cardiologista Jean Baptiste Romuef, começaram a surgir os primeiros trabalhos com o uso de injeções subcutâneas utilizando CO2 com finalidades terapêuticas, porém seus trabalhos somente foram divulgados em 1953, após longos 20 anos de estudos e experiência neste procedimento.  A partir deste instante, a Carboxiterapia vem sendo extremamente difundida e muito utilizada da área da estética.

O gás carbônico é encontrado em nosso organismo. Nosso corpo em repouso tem a capacidade de produzir em média 200 ml/min, já durante esforços físicos intensos essa capacidade aumenta em até 10 vezes. 
O CO2 é um gás inodoro, incolor e atóxico. É o produto endógeno natural do metabolismo das reações oxidativas celulares, produzido no organismo diariamente em grandes quantidades e eliminado pelos pulmões durante a respiração.

A ação do anidro carbônico sobre o tecido promove uma vasodilatação local, com conseqüente aumento do fluxo vascular e da pressão parcial de oxigênio (pO2). Com isso há redução da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, resultando em maior quantidade deste disponível para o tecido, consequentemente ocorre uma melhora da micro-circulação, melhorando a oxigenação dos tecidos (potencialização do efeito Bohr), ativando, portanto, o metabolismo local. Como sabemos, o metabolismo ativado favorece a lipólise, o que comprova que a Carboxiterapia auxilia no tratamento de adiposidades localizadas.
 Já no caso da celulite, ela também se torna eficaz já que trata principalmente o tecido celular subcutâneo, que se encontra congestionado por retenção de líquidos e toxinas não eliminadas por comprometimento da microcirculação periférica.

Após sua aplicação, estudos demonstram que ela estimula a produção de novas fibras de colágeno gerando maior sustentabilidade à pele flácida. Ela é capaz de aumentar a espessura da derme, evidenciando o estímulo a neo-colagenase e o rearranjo das fibras colágenas. Devido ela estimular a formação de colágeno, se torna um procedimento indispensável para o tratamento de estrias, rugas e  flacidez cutânea, já que seu uso gera mais firmeza à pele. 

Nos casos de cirurgia plástica, ela é utilizada para correção de irregularidades pós-lipoaspiração, e até mesmo no pré-operatório para melhorar a vascularização de retalhos cirúrgicos. O gás gera um descolamento na pele, o que leva a perda da integridade tecidual, expondo o colágeno, ativando o processo de cicatrização. A carboxiterapia também trata cicatrizes aderentes, promovendo benefícios à aderência cicatricial, já que a ação mecânica do gás promove um descolamento das estruturas aderidas (como já dito anteriormente).




Indicações:

·        Celulite
·        Estrias
·        Flacidez Cutânea
·        Gordura Localizada
·        Pós Cirurgia Plástica
·        Rugas


Contra indicações:

·        Angina instável
·        Epilepsia
·        Gangrena
·        Gravidez
·        Hipertensão arterial
·        Infarto agudo do miocárdio
·        Infecções localizadas
·        Insuficiência cardíaca
·        Insuficiência renal, 

·        Insuficiência respiratória,
·        Tromboflebite aguda


Para realizar tal tratamento se faz necessário uma minuciosa avaliação para que possamos indicar a quantidade de sessões com precisão. Em média são realizadas de 10 a 15 aplicações, sendo estas realizadas cerca de uma a três vezes por semana. Seu resultado começa a ser visível após a quinta aplicação.


Por hoje é só!!!

Beijinhos e excelente semaninha*

***Fiquem com Deus***