quarta-feira, 5 de março de 2014

Quaresma*



A Quaresma é o tempo para nos arrependermos de todos os pecados.

Durante este tempo, devemos procurar a comunhão com Deus, evitando sentimentos ruins, tais como: raiva, inveja, desejo de vingança, tristeza, mágoa, entre outros.

Neste momento, temos que nos manter em reflexão, penitência, jejum, abstinência e conversão espiritual. Modificar as nossas atitudes é essencial, mudarmos o nosso interior com toda a sinceridade para cada vez mais sermos melhores e estarmos em comunhão com Deus, é o que este período nos solicita.

A Quaresma tem a duração de 40 dias. Ela se inicia na quarta feira de cinzas, que em 2014 cai no dia 05 de março e finaliza  se no domingo de Ramos, dia 13 de abril. O domingo de ramos é considerado como sendo  uma festa cristã móvel, celebrada no domingo antes da Páscoa. 

Decidi fazer uma promessa neste período e aproveitar para participar da quaresma. Fiz uma penitência, (que é um tipo de jejum que me privasse de consumir algum alimento líquido ou sólido). Eu escolhi não consumir chocolate, que é algo que eu amo de paixão. Mas vale lembrar que penitência é você abrir mão de algo que goste. Não vale você deixar de tomar suco de caju, se você odeia...rs

A penitência irá fazer com que o nosso espírito se fortaleça diante de todos os tipos de tentação.

Jejum e oração também é uma boa pedida para que eu me fortaleça mais e mais.

Vou aproveitar este período para rever alguns conceitos, levar a vida menos a sério, mais leve, mais colorida. Confesso que sou um tanto quanto inflamável e isso não é bom para mim, nem para os outros, muito menos para minha vida espiritual; isso não agrada a Deus.

Combinei com a minha filha para fazermos uma lista com tudo que desejamos melhorar e manter em 2014 e assim que acabar a quaresma, iremos colocar cada item da lista em pequenos papéis, em dois vasos de vidro decorativos; sendo um meu e um dela. Estes papéis somente serão abertos na virada do ano de 2014 para 2015. Vale colocar deste vaso coisas relacionadas a nossa vida geral, como por exemplo: fazer inglês, fazer uma atividade física, até coisas referentes ao nosso comportamento: ser menos ansiosa, menos irritada, mais tranquila, etc.

Aaah, vale lembrar que ela também está participando da quaresma, ela não está consumindo refrigerante que é algo que ela não vive sem...rs

Agora ficarei contando os dias para que eu possa finalmente alcançar meu objetivo de fortalecimento espiritual, melhora pessoal, pedido solicitado e ainda para que eu possa voltar a comer o meu delicioso chocolate. rs

Mas confesso que tudo isso é por uma boa causa!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário